A perda auditiva pode começar a aparecer a partir dos 45 anos
A surdez é uma das deficiências que mais preocupam as pessoas. Problemas graves e crônicos de saúde podem ajudar a acentuar a perda auditiva. E, segundo os médicos, identificá-la cedo pode ser garantia de uma vida social com menos problemas. A perda auditiva pode começar a aparecer aos 45 anos, e se agrava na terceira idade.
O uso frequente de uma palavrinha pode ser o sinal de que as coisas não vão tão bem. Pare e observe se o idoso com quem você convive repete várias vezes ao longo de uma conversa a expressão 'HEIN?". Se o diagnóstico foi positivo é porque já é a hora de procurar um médico.
Para buscar atendimento na rede pública, o indicado é procurar primeiro um posto de saúde. Médicos vão fazer o diagnóstico e, se necessário, encaminhar o paciente para uma unidade de referência. Para saber os endereços das unidades de saúde, basta ligar para a central de atendimento da prefeitura, no número 1746.
O atendimento para quem sofre de perda auditiva também é oferecido em hospitais universitários como o Hospital de clínicas em vários estados do país.
Sinais
O questionário abaixo ajuda as pessoas a detectar possíveis problemas de audição. Para saber, basta responder sim ou não nas seguintes perguntas:
Se a pessoa respondeu sim a mais de três itens da lista, ela deve procurar um especialista pois pode estar enfrentando perda da audição
Fonte: G1
Leia Mais:
Descoberto gene que causa um tipo de surdez
Estudos mostram que aparelhos auditivos melhoram a qualidade de vida
O que é novidade nos Aparelhos Auditivos?
Uma entre cada seis pessoas no mundo sofre de perda auditiva
Glicemia alta, diabetes, problemas cardiovasculares entre outros favorecem o zumbido no ouvido