O estudo da USP mostrou que após sete dias, as cobaias (porquinhos-da-índia) ainda apresentavam lesões no aparelho auditivo.
O estudo da USP mostrou que após sete dias, as cobaias (porquinhos-da-índia) ainda apresentavam lesões no aparelho auditivo.
Medicamentos à base de salicilato de sódio - substância comum em remédios para dor, inflamação e anticoagulantes como Aspirina (que tem a maior dosagem), Voltaren, Cataflan, AS, Sonrisal e Melhoral Infantil e seus respectivos genéricos - causam danos à audição e podem levar à surdez, se ingeridos em grande quantidade. O diagnóstico é de uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. A perda auditiva pelo uso do princípio ativo já era conhecida no meio científico, embora isso não conste em nenhuma das embalagens dos medicamentos citados vendidos a granel. No entanto, o informado era que as células auditivas danificadas se regeneravam entre 24 horas e 72 horas após a ingestão. O estudo da USP mostrou que após sete dias, as cobaias (porquinhos-da-índia) ainda apresentavam lesões no aparelho auditivo.
Fonte: SBO - Sociedade Brasileira de Otologia
Leia Mais:
Pesquisa britânica indica que células-tronco podem curar a surdez
Num futuro próximo, medicamentos para surdez surgem com uma luz para tantas pessoas que sofrem com a doença.
Remédio para impotência pode causar surdez? Médicos dizem que sim
Perda repentina de audição associada a ocorrência de AVC nos próximos dois anos