Com acúmulo de secreções nos ouvidos, por causa de gripes e resfriados, a criança não ouve bem e não aprende direito. Problemas de audição na infância são mais comuns do que os pais imaginam. Seis em cada dez crianças em idade pré-escolar apresentam alguma perda auditiva, cuja origem não é congênita. A surdez parcial é provocada, na maioria das vezes, pelo acúmulo de secreções produzidas por gripe, resfriado e infecções nas vias respiratórias.
Com acúmulo de secreções nos ouvidos, por causa de gripes e resfriados, a criança não ouve bem e não aprende direito
Fonte: Revista Crescer
Problemas de audição na infância são mais comuns do que os pais imaginam. Seis em cada dez crianças em idade pré-escolar apresentam alguma perda auditiva, cuja origem não é congênita. A surdez parcial é provocada, na maioria das vezes, pelo acúmulo de secreções produzidas por gripe, resfriado e infecções nas vias respiratórias. "A criança não escuta bem porque essas secreções tapam o canal de comunicação que liga o nariz e a garganta ao ouvido", explica o otorrinolaringologista Fernando Gosling, diretor-médico da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).
Na escola
A criança que não ouve direito pode ter dificuldades para falar e aprender, e mostrar-se dispersa e desatenta. Quando isso acontece, é mais fácil desconfiar de algum problema, mas nem sempre esses sinais estão presentes.
Para prevenir
O teste da orelhinha que os recém-nascidos fazem na maternidade indica que a criança ouve, mas não mede o quanto escuta. "Os pais não lembram de checar isso mais tarde, e a pouca audição pode levar a distúrbios de aprendizagem", alerta Fernando Gosling. Criança que ouve pouco não entende os fonemas e pode até ser considerada disléxica por dificuldades na leitura ou na escrita. "Filhos em idade pré-escolar devem fazer uma audiometria. A maioria das perdas auditivas detectadas nesse exame é facilmente corrigida", diz o médico.
Sinais de alerta
- Os pais devem considerar a hipótese de a criança ter um problema auditivo nas seguintes situações:
- Ela assiste TV em volume alto.
- Pergunta muito "hein?" e parece desinteressada ou distraída.
- Ronca à noite, um indício de problema na adenóide.
- Tem dificuldade para ler.
- Troca as letras com freqüência.
- Tem gripe e alergia respiratória constantes.
- Vive com as vias respiratórias congestionadas.
- Queixa-se de dor de ouvido.